23 de abr. de 2009

Como Diferenciar o Mármore do Granito?

Diferenciar o Mármore do Granito

Uma maneira prática para diferenciar o Mármore do Granito é tentar arranhar a pedra com um prego (metal de dureza 05), se arranhar ele será um mármore (dureza 03) e se não conseguir riscar a pedra ele será um granito (dureza entre 6 e 7).

Uma das grandes diferenças está no próprio visual: o granito é mais mesclado, enquanto a coloração do mármore é mais uniforme.

Granito é uma rocha ígnea provenientes de erupções vulcânicas,e é formado por quatro minerais ( a mica, feldspato, biotita escura e quartzo transparente ).
De forma geral, o granito é mais pesado e mais resistente que o mármore.

Mármores são rochas metamórficas provenientes de metamorfismo de rochas calcárias
Mármores possuem dureza menor que do granito, são mais corrosíveis a ação de ácidos, e são menos resistentes ao tempo.

O mármore deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos. Isto, porque o material sofre com a ação do tempo ( possui sensibilidade à chuva ácida ) e da poluição. Também deve ser evitada a utilização de mármore em áreas de tráfego intenso, pois desgasta-se mais facilmente. Outro ambiente a ser evitado é a cozinha: por ser poroso, absorve gordura. Além do mais, não tendo resistência contra ácido, pode adquirir manchas e perda de brilho com produtos como vinagre, limão ou materiais de limpeza pesados.
O mármore é mais indicado que o granito para revestimento de paredes internas, principalmente de apartamentos, pelo fator peso por metro quadrado ser menor.
De forma geral, lembre-se que o mármore é menos resistente à riscos, mais macio e mais poroso que o granito.


Fonte: www.rochasbrasil.com.br

Nenhum comentário: